Qual a Diferença Entre Fechadura Digital e Controle de Acesso
O mundo está a cada dia mais digital, e a um ritmo sem precedentes. E esta digitalização é latente na forma como controlamos os acessos de edifícios, escritórios residências e até mesmo móveis.
Em artigos anteriores abordamos como as chaves convencionais são perdidas, roubadas e copiadas com frequência e algumas vezes nem nos darmos conta. A fechadura digital e o controle de acesso oferecem um nível adicional de segurança mitigando o risco inerentes do uso de chave.
Existe um leque amplo de mecanismos de controle de acesso que podem ser empregados, inclusive o controle de acesso realizado por um humano, como do porteiro de um condomínio ou um segurança na entrada de uma balada.
O que é uma fechadura digital?
Diferente de uma fechadura mecânica convencional. As fechaduras eletrônicas ou digitais, oferecem maior controle sobre quem pode entrar em suas instalações, ampliando a segurança e a acessibilidade. As fechaduras digitais são acessadas por meio de cartões, senha, biometria ou aplicativo de smartphone. Os cartões, por exemplo, não podem ser copiados sem o consentimento do proprietário.
Algumas fechaduras digitais inteligentes também fornecem informações sobre quem acessou sua porta e quando, e quaisquer tentativas de arrombamento. Dependendo de suas necessidades, você pode escolher fechaduras inteligentes com conectividade em diferentes protocolos sem fio (como Zigbee, Z-Wave, Bluetooth ou WiFi). Por último, mas não menos importante, para os brasileiros mais ávidos por tecnologia pode ser programado para interagir com sua assistente de voz, tais como Amazon Alexa, HomeKit e Google Home. Algumas das melhores marcas de fechaduras inteligentes incluem as fechaduras inteligentes Yale, Samsung, Kaadas e Intelbras.
O que é um controle de acesso eletrônico?
Um sistema de controle de acesso é definido na literatura técnica como uma solução mais segura, escalável e flexível, ideal para ambientes comerciais, quando a aplicação depende de fazer mais do que simplesmente bloquear ou permitir que alguém abra uma porta.
- Mais seguro: você pode criar uma série de alertas com base em regras de negócios, como quando um indivíduo não aprovado para fins de semana tenta obter acesso ao seu prédio, podendo até mesmo prevenir cobranças de horas extras não autorizadas. Isso pode ajudar a garantir que você esteja totalmente informado sobre as atividades dentro do espaço protegido, além de limitar o acesso de usuários específicos.
- Escalável: quando usamos o termo escalável, significa que um sistema de controle de acesso pode ser projetado para gerenciar a entrada de uma porta, ou centenas de portas. Com um sistema de controle de acesso, suas portas, funcionários e permissões são gerenciados a partir de um local central que pode estar hospedado em um ambiente local (como seu escritório) ou por meio de um servidor em nuvem. Este sistema, seja local ou em nuvem, tem a função de gerenciar usuários e permissões sem ter que ir a cada porta para atualizá-los. Um dos recursos mais relevantes de um sistema de controle de acesso é o gerenciamento em que você pode aproveitar essa tecnologia para criar regras de entrada em camadas bastante sutis, como fornecer definir um horário diferenciado para à equipe de vendas, ou atribuir autorização para diretores da empresa acessarem várias áreas do prédio com base em suas permissões individuais exclusivas.
- Flexibilidade: juntamente com escalabilidade e a integração, a flexibilidade é outro diferencial entre controle de acesso e fechaduras digitais. Se você não gosta de uma fechadura digital, pode trocá-lo. No entanto, você precisa alterar toda a sua experiência de acesso para fazer essa troca. O controle de acesso, por outro lado, permite que você altere as fechaduras sem alterar a experiência de acesso. Assim, você tem mais flexibilidade para alterar partes de um sistema de controle de acesso do que uma única fechadura inteligente. Por exemplo, um controlador de acesso é composto por uma combinação extremamente ampla de tipos de fechaduras (tais como eletroímã, solenoide, elétrica ou strike), com diversas opções de fontes (temporizada, chaveadas, com bateria), diversos acabamentos de botoeira se saída (faceada, de embutir, de sobrepor, ou pulsador no padrão do ambiente), e controladores diversos (Com abertura por senha, cartão de proximidade, impressão digital, facial, aplicativo, software de gerenciamento), para instalação em ambiente interno ou ambiente externo exposto ao sol e chuva, modo de funcionamento Fail-safe ou Fail-Secure e alimentação elétrica 100 a 240 VCA automático.
Afinal, um controle de acesso ou uma fechadura digital é melhor para sua propriedade?
Agora que você conhece as diferenças, deve estar se perguntando qual é o melhor para a sua aplicação. Aqui estão os prós da fechadura digital e do controle de acesso para ajudá-lo a decidir:
Prós da fechadura digital:
– Menor custo: fechaduras inteligentes podem ser mais acessíveis do que um sistema de controle de acesso inicialmente. No entanto, existem diversos modelos nos quais os preços podem variar de R$300 a mais de R$ 5mil reais;
– Menor complexidade para instalar: dependendo da fechadura digital, um instalador pode realizar o serviço em menos de uma hora;
– Ampla opção de design, cores e tamanhos para harmonizar com o interior do ambiente.
Prós de controle de acesso:
– Indicado para ambientes com mais de 15 usuários, e ideal para ambientes de alto fluxo de tráfego. O sistema de controle de acesso é alimentado diretamente pela energia da rede elétrica, conferindo operação initerrupta.
– Integração com sistemas de controle de acesso com outras tecnologias que você utiliza em seu negócio. Um sistema de controle de acesso pode transferir dados entre outros sistemas sem problemas, reduzindo o trabalho de sua equipe e aumentando a visibilidade em todos os acessos do ambiente.
– O controle de acesso é um sistema abrangente de segurança compatível com todos os padrões de portas ou pontos de acesso de suas instalações, só permite a entrada de pessoas cadastradas no sistema, exerce vigilância em termos de identificação de cada usuário que solicita acesso e mantém registros detalhados de todas as transações feitas no sistema.
Conclusão
Fechaduras digitais são mais elegantes, práticas para instalar comparado ao controle de acesso, e em geral apresentam preços iniciais mais atrativos. O sistema de controle de acesso, por sua vez, é uma solução composta por diversos periféricos (fechadura, controladora, botão, fonte de alimentação, cabos, bateria, controle, etc), o que permite instalá-lo em virtualmente qualquer tipo de porta e ambiente. Por ser energizado diretamente na rede elétrica e cabeado a operação do controle de acesso é ininterrupta, em sua maioria possui auditoria dos acessos e por último, permite expandir a quantidade de sistemas para controlar todas as portas com um mesmo sistema e experiência.
Saiba como a Yamamotto pode projetar, instalar e gerenciar um sistema de controle de acesso inteligente econômico que maximiza a conveniência, simplifica e segurança. Saiba mais conversando com um de nossos especialistas em controle de acesso: (11) 5183-7118.