Tendência Tecnológica em Fechaduras Digitais para o Mercado Imobiliário Brasileiro em 2023.
Toda indústria está exposta a avanços tecnológicos. Vivemos em um mundo digital. Deixamos de comprar enciclopédia impressa, para utilizar o Wikipedia. Não compramos mais mídias de CDs, podemos ouvir milhares de música através de aplicativos que cabem nas palmas da mão. Lembro do meu pai que conhecia todas as ruas da cidade e todos os anos comprando um Guia Quatro Rodas, hoje, nossa geração não sai de casa sem abrir o aplicativo Wazy. Ligações estão cada vez menos frequentes, conversas são majoritariamente via WhatsApp ou Telegram. No entanto o setor de construção civil e o mercado imobiliário (realstate) tem tradicionalmente caminhado a um ritimo mais lento quando se refere a adoção de novas tecnologias digitais.
Existe uma abordagem mais otimista para este cenário! As Proptech – empresas de tecnologia para o setor imobiliário, estão chegando para mudar a forma como compramos, vendemos, locamos nossas propriedades, desenvolvendo soluções que auxiliam os negócios e melhoram experiência do consumidor.
Em um artigo recente para a Forbes, o futurista e autor de best sellers, Bernard Marr compartilhou as seis principais tendências que os profissionais no mercado imobiliário e gestoras devem estar atentos.
BIG DATA
O mercado imobiliário está privilegiadamente posicionado para um potencial sem precedentes das vantagens do uso de grandes volumes de dados. Quanto mais dados gerados, mais decisões bem informadas podem ser tomadas. Empresas podem utilizar o poder da análise de dados em tempo real para identificar padrões de demanda e oferta em determinadas regiões, que fornecem insights sobre preços, comportamentos, tendências e aptidão de determinado imóvel para venda, locação tradicional ou de temporada. Para proprietários e gestoras, big data significa reunião informações de todos os sistemas – Elétricos, Ar-condicionado, Fechadura Digital – e traduzir em manutenção preditiva. Em algumas situações, pode alertar o proprietário de tendência de falha de equipamentos, ou mesmo acessos não autorizados aos imóvel.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA
A Inteligência Artificial (AI) e o Aprendizado de Máquina (machine learning) vão permitir que os dados já coletados sejam analisados de modo a gerar tomadas de ações. Por exemplo, hoje um comprador realiza sua pesquisa aplicando filtros simples como localização, quantidade de quartos, metragem do imóvel para exibir os anúncios; no futuro a AI irá recomendar baseado fatores abstratos como comportamento, preferências, personalidade e propósitos de vida. A Inteligência Artificial também irá ser capaz de predizer tendência de preços de forma mais precisa com base em dados de criminalidade, escolas, mobilidade e comércios da região.
METAVERSO
Quando perguntamos a alguém o que é um Metaverso, ouvimos principalmente duas respostas: (i) a primeira de quase todo brasileiro é “não faço ideia”. É compreensível, dado que o “Metaverso” é um assunto bastante novo. Já as pessoas mais informadas das novas tecnologias, costumam responder (ii) “se trata de um mundo virtual e paralelo”, ou “é onde você pode acessar com um óculos de realidade aumentada e um fone de ouvido e viver como se estivesse no mundo real”.
Fato é que esta pergunta é capiciosa. A verdade é que apenas temos uma ideia, uma concepção do que é, mas de tão novo este tema ainda não tem uma definição concreta. O que existe atualmente são as características que um metaverso deve possuir, são elas:
Interatividade entre outras pessoas e o mundo virtual;
Experiência imersiva aperfeiçoada, tal como o ambiente virtual respeite os limites das leis físicas e dos limites de recursos;
Persistência: este ambiente nunca deve parar de rodar, todos os objetos e posições de usuários e objetos devem persistir mesmo que nenhuma pessoa esteja dentro do metaverso.
Não sabemos ao certo o que o futuro reserva para este novo conceito, mas empresas investem bilhões de dólares neste conceito e devemos acompanhar de perto os próximos capitulos.
Já imaginou como será sua experiência no Metaverso ao experimentar modelos e cores de produtos, incluindo testar todas as fechaduras digitais disponíveis no mercado, projetadas virtuamente em sua porta?
NFTs
Em poucas palavras, os NFTs são ativos digitais não modificáveis que representam obras de arte, peças musicais ou objetos da vida real. De forma simples, sem rodeios, em um programa o Comunicador e empreendedor Âncora na CNN Brasil explicou utilizando a seguinte analogia com um cartório:
Imagine que você vai a um cartório. Você porta um documento que exige a firma reconhecida. [O reconhecimento de firma é o ato pelo qual o tabelião, que tem fé pública, atesta que a assinatura constante de um documento corresponde àquela da pessoa que a lançou. Ou seja, é uma declaração pela qual o tabelião confirma a autenticidade ou semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento.] – Fonte: Tabelião de Barueri
O selo de autenticação de assinatura de firma reconhecida é a NFT. Uau! Portanto, NFT nada mais é que o selo de assinatura autenticado. Isso mesmo, NFT nada mais é do que um certificado que um objeto de fato é propriedade de determinada pessoa.
Então significa que ninguém mais vai ter aquele objeto? Correto, mas outra pessoa pode, por exemplo tirar uma foto do objeto, você tem uma foto, mas ainda sim não significa que a propriedade do objeto pertence a você.
Então poderia vender uma casa em uma versão NFT ao invés de utilizar um banco? Foi exatamente o que ocorreu recentemente. Uma casa real nos Estados Unidos foi vendida por R$ 920 mil, a partir de uma versão NFT. A ideia, segundo a empresa responsável pela comercialização, é evitar uma demora que pode chegar a meses em processos como aprovação do comprador, análise de contratos e outras avaliações, além de ter uma taxa de transação menor que a que seria cobrada por bancos ou outras instituições. – fonte: https://exame.com/future-of-money/empresa-vende-casa-nos-eua-como-nft-por-r-920-mil-usando-tecnologia-blockchain/
E por último, mas não menos importante, quem garante a segurança da transação? A tecnologia blockchain! E o que é blockchain? Este é um assunto para outro post, mas seguindo a linha da nossa analogia com selos, o Blockchain é o Cartório, em que possui incontáveis validadores (cartorários) para avaliar se a operação financeira é válida ou não.
5G
A quinta geração de internet móvel (5G) deve impactar positivamente no mercado imobiliário. O 5G irá oferecer mais largura de banda o que permitirá incluir mais dispositivos inteligentes e sensores para se conectarem a internet. O 5G tornará mais fácil e acessível (redução de custo) conectar muitos sensores e câmeras na propriedade.
INTERNET DAS COISAS (IoT)
E por último, mas não menos importante, a tendência do IoT (Internet das Coisas). O termo se refere a dispositivos inteligentes e eletrodomésticos que estão digitalmente conectados à nuvem (cloud), enviando e recebendo informações. Estes dispositivos irão auxiliar com consumo de energia eficiente que irão gerar economia para os compradores, e principalmente para quem loca por temporada em plataformas de marketplace como Airbnb. É neste contexto que se destacam o sistema de gestão de Fechaduras Digitais. Imagine um mundo livre de chaves, pode parecer clichê, no entanto um sistema de gestão de fechaduras digitais como a Lockgy permite ganhos de agilidade para imobiliárias e corretores sem precedentes. Ao poder gerar senhas em tempo real, é possível alocar os melhores corretor de imóvel de acordo com o perfil do cliente, além de simplificar as visitas a qualquer hora e lugar, resultando em mais visitas ao empreendimento, logo o ciclo de vendas será mais rápido, isso devido a um controle de acesso feito remotamente sem o uso de chaves e cada corretor com a sua senha temporária.
Com um sistema de gestão em nuvem é possível atribuir acessos e revogar a qualquer momento, tornando o sistema de locação por temporada menos burocrático e seguro para ambas as partes. Isso abre uma nova linha de negócio que está emergindo, que são as moradias por assinatura, gerando mais lucratividade sobre um mesmo imóvel.
Como você pode ler neste artigo, profissionais do mercado imobiliário não podem ignorar as inovações tecnológicas. E PropTechs como a Yamamotto estão abrindo um caminho inédito e incipiente no mercado Brasileiro do que será uma onda de melhorias e mudanças por vir. Você tem o controle total sobre os acessos às suas propriedades? Converse conosco! Antecipe tendências, inove e crie diferencial de mercado.
Precisa contratar uma empresa especialista em instalação de fechaduras digitais para dar início uma vida mais prática livre de chaves? Nossa equipe conta com profissionais especializados com grande experiência e reconhecimento, oferecendo um serviço a preço justo, seguro e confiável durante todo o atendimento. Entre em contato hoje mesmo e peça um orçamento:
E-mail: atendimento@yamamotto.com.br
Televendas: (11) 5183-7118
WhatsApp: (11) 93318-5842