Tendência Tecnológica em Fechaduras Digitais para o Mercado Imobiliário Brasileiro em 2021.

Toda indústria está exposta a avanços tecnológicos. Vivemos em um mundo digital. Deixamos de comprar enciclopédia impressa, para utilizar o Google. Não compramos mídias de CDs, podemos ouvir milhares de música através de aplicativos na palma da mão. Lembro meu pai comprando o Guia Quatro Rodas, hoje nossa geração utiliza o Wazy. Ligações estão cada vez menos frequentes, conversas são majoritariamente via WhatsApp. No entanto o setor de construção civil e o mercado imobiliário tem tradicionalmente caminhado a um ritimo mais lento quando se refere a adoção de novas tecnologias.
Existe uma abordagem mais otimista para este cenário! As Proptech – empresas de tecnologia para o setor imobiliário, estão chegando para mudar a forma como compramos, vendemos, locamos nossas propriedades, desenvolvendo soluções que auxiliam os negócios e melhoram experiência do consumidor.
Em um artigo recente para a Forbes, o futurista e autor de best sellers, Bernard Marr compartilhou as seis principais tendências que os profissionais no mercado imobiliário e gestoras devem estar atentos.
BIG DATA
O mercado imobiliário está privilegiadamente posicionado para um potencial sem precedentes das vantagens do uso de grandes volumes de dados. Quanto mais dados gerados, mais decisões bem informadas podem ser tomadas. Empresas podem utilizar o poder da análise de dados em tempo real para identificar padrões de demanda e oferta em determinadas regiões, que fornecem insights sobre preços, comportamentos, tendências e aptidão de determinado imóvel para venda, locação tradicional ou de temporada. Para proprietários e gestoras, big data significa reunião informações de todos os sistemas – Elétricos, Ar-condicionado, Fechadura Digital – e traduzir em manutenção preditiva. Em algumas situações, pode alertar o proprietário de tendência de falha de equipamentos, ou mesmo acessos não autorizados aos imóvel.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA
A Inteligência Artificial (AI) e o Aprendizado de Máquina (machine learning) vão permitir que os dados já coletados sejam analisados de modo a gerar tomadas de ações. Por exemplo, hoje um comprador realiza sua pesquisa aplicando filtros simples como localização, quantidade de quartos, metragem do imóvel para exibir os anúncios; no futuro a AI irá recomendar baseado fatores abstratos como comportamento, preferências, personalidade e propósitos de vida. A Inteligência Artificial também irá ser capaz de predizer tendência de preços de forma mais precisa com base em dados de criminalidade, escolas, mobilidade e comércios da região.
REALIDADE AUMENTADA
No Brasil, mais de 90% das buscas de imóveis começam na web. A realidade aumentada (ou AR, de Augmented Reality) e a realidade virtual (ou VR, de virtual reality) devem se tornar cada vez mais comum e acessíveis, investimentos pelas incorporadoras e imobiliárias tem crescido expressivamente ano após ano nesta abordagem de primeiro contato.
DRONES
Os Drones são utilizados em eventos e possuem muita aderência no mercado imobiliário, principalmente para venda de casas de grandes metragens. Permitindo o comprador realizar um tour pelas imediações do imóvel.
5G
A quinta geração de internet móvel (5G) deve impactar positivamente no mercado imobiliário. O 5G irá oferecer mais largura de banda o que permitirá incluir mais dispositivos inteligentes e sensores para se conectarem a internet. O 5G tornará mais fácil e acessível (redução de custo) conectar muitos sensores e câmeras na propriedade.
INTERNET DAS COISAS (IoT)
E por último, mas não menos importante, a tendência do IoT (Internet das Coisas). O termo se refere a dispositivos inteligentes e eletrodomésticos que estão digitalmente conectados à nuvem (cloud), enviando e recebendo informações. Estes dispositivos irão auxiliar com consumo de energia eficiente que irão gerar economia para os compradores, e principalmente para quem loca por temporada em plataformas de marketplace como Airbnb. É neste contexto que se destacam o sistema de gestão de Fechaduras Digitais. Imagine um mundo livre de chaves, pode parecer clichê, no entanto um sistema de gestão de fechaduras digitais como a Lockgy permite ganhos de agilidade para imobiliárias e corretores sem precedentes. Ao poder gerar senhas em tempo real, é possível alocar os melhores corretor de imóvel de acordo com o perfil do cliente, além de simplificar as visitas a qualquer hora e lugar, resultando em mais visitas ao empreendimento, logo o ciclo de vendas será mais rápido, isso devido a um controle de acesso feito remotamente sem o uso de chaves e cada corretor com a sua senha temporária.
Com um sistema de gestão em nuvem é possível atribuir acessos e revogar a qualquer momento, tornando o sistema de locação por temporada menos burocrático e seguro para ambas as partes. Isso abre uma nova linha de negócio que está emergindo, que são as moradias por assinatura, gerando mais lucratividade sobre um mesmo imóvel.
Como você pode ler neste artigo, profissionais do mercado imobiliário não podem ignorar as inovações tecnológicas. E PropTechs como a Yamamotto estão abrindo um caminho inédito e incipiente no mercado Brasileiro do que será uma onda de melhorias e mudanças por vir. Você tem o controle total sobre os acessos às suas propriedades? Converse conosco! Antecipe tendências, inove e crie diferencial de mercado.