Afinal o que é automação?
Automação pode ser interpretada como um sistema que realiza o controle de algo de forma automática, ou seja, sem a interferência humana – o dispositivo pode ser desde uma lâmpada LED inteligente, até uma cidade completamente inteligente que controla os semáforos para um trânsito mais eficiente. E a automação permite que as ”coisas” verifiquem seu próprio estado de funcionamento, realizando medições do ambiente e aplicando correções, novamente sem a necessidade de qualquer interferência da humana.
Tudo que ocorrer do lado externo, é gerenciado por meio de um programa de computador, ou seja, a inteligência da automação de todo sistema está no programa de computador desenvolvido e uma infinidade de linguagens.
Um dos principais objetivos da automatização dos dispositivos é reduzir o consumo de energia e o esforço humano, aumentar a segurança. Existem algumas áreas em que a automação atua, sendo as mais conhecidas:
Automação Industrial
É hoje a área mais conhecida. A indústria desde cedo percebeu o valor que a automação agrega na simplificação e ganho de eficiência nos processos produtivos. A indústria desenvolve técnicas para controlar os processos de fabricação e resultando em elevada qualidade e padronização. Possui desde aplicações simples até níveis de alta tecnologia empregada em manipuladores mecânicos, robôs industriais de transporte e usinagem, entre outros.
Automação Comercial
Tecnologias voltadas na otimização de processos comerciais, como por exemplo, Ordem de Serviço, Folha de Pagamento, Faturamento, Controle de Estoques e Logística.
Automação Residencial
Emprega os gadgets (dispositivos) voltados ao conforto e segurança de uma residência, e claro dos moradores que a habitam. Alguns exemplos destes gedgets estão iluminação com controle de intensidade, persiana automatizada, videoporteiro wi-fi, câmera IP, e por último, mas não menos importante, a fechadura digital.
Curiosidade sobre a atumoação
Uma curiosidade sobre a atumoação é que a tecnologia protagonista da automação está nos sensores. A propósito, a medida que a tecnologia avança, os preços dos sensores reduzem rapidamente, se tornando acessível instalar sensores muito sofisticados em praticamente qualquer objeto Wearble, tais como smartphones, smartwatchs, vestuários e até mesmo nas pessoas. Esta tendência colocar sensores e conexão com a rede para qualquer objeto e o que conhecemos com IoT (Internet das Coisas), mas IoT é tema para um próximo post.